A história de um homem chamado Jó





Bem sei eu que tudo podes, e que nenhum dos teus propósitos pode ser impedido. [Jó 42:2]


O que Deus sonhou pra você esta além do que seu conhecimento pode projetar. Você acredita nesta verdade?

Há uma história na biblia que fala sobre um homem que tinha de tudo,  excelentes condições financeiras, riquezas, influências, uma familia saudável, filhos, uma esposa bonita e uma vida tranquila. O mesmo texto também diz que Jó, como era chamado era um homem integro , reto, temente á Deus e que se desviava do mal.

Ao olhar esta historia você pode me perguntar: Mas porque você esta contando sobre um cara que tinha uma vida perfeita? Eu explico. 

Jó era um homem que todos os dias orava ao Senhor agradecendo por sua familia, seus bens, sua saúde, e sobre aquilo que estava em suas mãos, falar com Deus era o seu hábito. Ele vivia um relacionamento com Deus, e isto se refletia em sua vida.

Certo dia os anjos vieram apresentar-se ao Senhor, e Satanás também veio com eles. O Senhor disse a Satanás: "De onde você veio? " Satanás respondeu ao Senhor: "De perambular pela terra e andar por ela". Disse então o Senhor a Satanás: "Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal". "Será que Jó não tem razões para temer a Deus? ", respondeu Satanás. 
"Acaso não puseste uma cerca em volta dele, da família dele e de tudo o que ele possui? Tu mesmo tens abençoado tudo o que ele faz, de modo que todos os seus rebanhos estão espalhados por toda a terra. Mas estende a tua mão e fere tudo o que ele tem, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face. " O Senhor disse a Satanás: "Pois bem, tudo o que ele possui está nas suas mãos; apenas não encoste um dedo nele". Então Satanás saiu da presença do Senhor. [Jó 1:6-12]

Escrevi o texto para que vocês possam assimilar bem esta história.

Logo depois desta conversa, alguns empregados de Jó o visitaram com noticias de que seus gados haviam morrido, suas plantações estavam destruidas, suas crias queimadas, povos de outras cidades haviam matado seus empregados, e por fim a ultima e mais dura noticia:  Os filhos de Jó haviam morrido no deserto.

O que você faria se de um dia pro outro, você perdesse tudo?

Preste a atenção no que este homem fez.

Ao ouvir isso, Jó levantou-se, rasgou o manto e rapou a cabeça. Então prostrou-se no chão em adoração, e disse: "Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor ". Em tudo isso Jó não pecou nem de nada culpou a Deus. [Jó 1:20-22]

Um servo de Deus deve ter a certeza que as dificuldades passam, e que o deserto tem inicio, meio e fim. Jó tinha esta convicção em seu coração. Deus não foi mal com Jó, como não esta sendo mal com você. Há situações que Deus permite para o nosso crescimento, para que nós possamos ser fortes, corajosos, aptos para vencer e lá na frente levantar um troféu de vitoria.

O diabo vai fazer de tudo para que você desista.

E o Senhor disse a Satanás, "De onde você vem? " Satanás respondeu: "De perambular pela terra e andar por ela". Disse então o Senhor a Satanás: "Reparou em meu servo Jó? Não há ninguém na terra como ele, irrepreensível, íntegro, homem que teme a Deus e evita o mal. Ele se mantém íntegro, apesar de você me haver instigado contra ele para arruiná-lo sem motivo". 
"Pele por pele! ", respondeu Satanás. "Um homem dará tudo o que tem por sua vida. Estende a tua mão e fere a sua carne e os seus ossos, e com certeza ele te amaldiçoará na tua face." O Senhor disse a Satanás: "Pois bem, ele está nas suas mãos; apenas poupe a vida dele". Saiu, pois, Satanás da presença do Senhor e afligiu Jó com feridas terríveis, da sola dos pés ao alto da cabeça. [Jó 2:2-7]

Cuidado com a vozes!

Quando você tem um relacionamento com Deus e vive uma vida crista, muitas vozes vão se levantar, ainda mais se você estiver enfrentando problemas ou situações difíceis. Então, não ouça o que as muitas vozes disserem, mas prefira acreditar e escolher todos os dias ouvir a voz da Verdade, a voz de Deus.

Então sua mulher lhe disse: "Você ainda mantém a sua integridade? Amaldiçoe a Deus, e morra! " [Jó 2:9]

Quantas vezes você pensou em desistir? Quantas vezes as pessoas disseram pra desistir? 

Nos tempos de guerra é que não devemos parar de lutar. A bíblia fala no ultimo capitulo desta história que Deus mudou a historia de Jó, e tudo o que ele tinha foi restituído em dobro. E em toda a terra Jó foi conhecido pelo homem que teve sua historia re-escrita pelas mãos de Deus.

Não sei qual é o problema que você tem enfrentado, ou como você tem passado por isso, mas quero te dizer, que há um Deus acima de qualquer dificuldade, acima do medo, acima da aflicao, existe um Deus por você e este Deus esta te moldando para viver tempos melhores. Tome uma posição hoje, não ouça as vozes que tentam te impedir de continuar, mas se mantenha em pé, continue confiando querido, porque Deus esta no controle, e como Ele fez na vida de Jó, ele também vai fazer na sua vida, porque os sonhos que Ele sonhou pra você são melhores e maiores.

Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos. [Jó 42:5]




4 Comente aqui.:

  1. uma um grande amigo me ensinou uma coisa Deus só leva para o deserto todo aquele que vai ser honrado em cima dos montes como exemplo jó, moisés Abrão e outros.

    "isso é novidade" ^_^

    ResponderExcluir
  2. amem em nome de Jesus!

    ResponderExcluir
  3. boa noite eu gostaria de saber em quanto espaço de tempo satanás se apresentou ´DEUS falando de Jó sobre seu servo íntegro e DEUS permitiu que tirasse tudo dele menos a vida eu queria saber o espaço de tempo entre a permissaõ de DEUS para que satanás agisse na vida dele?
    obrigado Alessandra

    ResponderExcluir
  4. @Anônimo Olá Alessandra! Muito bom vê-la por aqui. Sobre sua pergunta,a bíblia não diz uma data especifica deste período. Sabemos que em um dia Jó perdeu seus animais e seus filhos, e em ''outro dia''satanás tocou na saúde de Jó.

    Todas essas coisas aconteceram em curto espaço de tempo, Jo foi perdendo tudo o que tinha e contudo...
    ''Jó não pecou, nem atribui a Deus falta alguma" [Jo 1:22]

    Continue enviando suas perguntas!

    ResponderExcluir

E você o que achou?